Loading...
Acessos nessa página: 231

Phthiraptera

Phthiraptera (Piolhos)

Criado em: 27/7/2023 | Atualizado em: 28/7/2023: 16:12:46 | Não revisado |

A ordem Phthiraptera é composta por insetos conhecidos como piolhos, que são ectoparasitas obrigatórios de aves e mamíferos. Existem dois principais grupos de piolhos: os piolhos mastigadores (subordem Ischnocera) e os piolhos sugadores (subordem Anoplura). Os piolhos são altamente especializados em seus hospedeiros e têm uma relação íntima com eles, podendo causar danos significativos à saúde e ao bem-estar dos animais e também dos seres humanos.

Características gerais da ordem Phthiraptera:

1. Peças bucais adaptadas: Os piolhos têm peças bucais altamente adaptadas para se alimentar do sangue ou tecidos de seus hospedeiros.
2. Ectoparasitas obrigatórios: Os piolhos vivem e se alimentam na superfície do corpo de seus hospedeiros, não sendo capazes de sobreviver fora deles.
3. Metamorfose incompleta: Os piolhos passam por metamorfose incompleta, incluindo três estágios de desenvolvimento: ovo, ninfa e adulto.
4. Especialização em hospedeiros: Cada espécie de piolho é altamente especializada em um ou poucos hospedeiros, sendo dependente deles para sua sobrevivência.

Importância para a humanidade:

Os piolhos têm importância para a humanidade como pragas e vetores de doenças. Os piolhos humanos (Pediculus humanus) são responsáveis pela pediculose, uma infestação que pode causar coceira intensa e desconforto. Além disso, piolhos podem ser vetores de algumas doenças, como o tifo transmitido pelo piolho do corpo (Pediculus humanus corporis). Em animais domésticos e de criação, os piolhos podem causar danos significativos à saúde e produtividade, como a infestação de piolhos em aves.

Famílias e número de espécies:

A ordem Phthiraptera é diversa, com cerca de 5.000 espécies descritas. Algumas das famílias de piolhos incluem:
1. Pediculidae - Família que inclui os piolhos humanos e piolhos de alguns mamíferos.
2. Philopteridae - Família que inclui piolhos de aves.
3. Haematopinidae - Família que inclui piolhos de mamíferos como ungulados e cetáceos.

Referências

CLAY, T. Phthiraptera (lice). In: Brown, B. V., Borkent, A., Cumming, J. M. et al. (Eds.). Manual of Central American Diptera, Volume 2. NRC Research Press, 2009. ISBN: 978-0660198589.

DURDEN, L. A., MURRELL, K. D. Lice (Phthiraptera). Medical and Veterinary Entomology. Academic Press, 2019. ISBN: 978-0128140437.


Versão e-Insetos: 1.1.218.2308 - U: 1979 - Atualização (06/08/2023)