Loading...
Acessos nessa página: 236

Ephemeroptera

Ephemeroptera (Efêmeras)

Criado em: 27/7/2023 | Atualizado em: 29/7/2023: 10:13:38 | Não revisado |

A ordem Ephemeroptera é composta por insetos conhecidos como efêmeras, efemerópteros ou maioles. Esses insetos têm uma vida adulta curta e são notáveis por suas asas frágeis e em forma de triângulo, seus longos cercos na extremidade do abdômen e seus hábitos de acasalamento sincronizados em grandes números, formando enxames.

Características gerais da ordem Ephemeroptera:
1. Metamorfose incompleta: As efêmeras passam por metamorfose incompleta, incluindo três estágios de desenvolvimento: ovo, ninfa e adulto.
2. Curta vida adulta: A vida adulta das efêmeras é curta, geralmente durando apenas algumas horas a alguns dias, durante os quais ocorre o acasalamento e a postura de ovos.
3. Asas frágeis: As asas das efêmeras são longas e frágeis, e os adultos são frequentemente encontrados perto de corpos d'água, onde as ninfas aquáticas vivem e se desenvolvem.
4. Acasalamento sincronizado: Em muitas espécies, o acasalamento ocorre em grandes grupos ou enxames, geralmente sincronizados em um único momento do dia ou ano.

Famílias e número de espécies:
A ordem Ephemeroptera é composta por várias famílias, cada uma contendo várias espécies. Alguns dos exemplos de famílias de efêmeras incluem:
1. Baetidae - Efêmeras pequenas e comuns em riachos e rios.
2. Ephemeridae - Efêmeras de grande tamanho, conhecidas como "maioles".
3. Leptophlebiidae - Efêmeras que preferem habitats mais quentes e tropicais.
4. Caenidae - Efêmeras pequenas e comuns em águas calmas.

Número de espécies:
Estima-se que existam aproximadamente 3.000 a 3.500 espécies descritas de efêmeras em todo o mundo. No entanto, como ocorre com muitos grupos de insetos, o número total de espécies pode ser maior, pois novas espécies continuam sendo descobertas e estudadas.

Referências

DOMINGUEZ, E. et al. Ephemeroptera of South America. Springer, 2009. ISBN: 978-1402096115.

JACOBUS, L. M., MCCAFFERTY, W. P. The Ephemeroptera Species File Online. Version 5.0/5.0. World Wide Web electronic publication. 2017. Available from: http://esfo.tamu.edu/.


Versão e-Insetos: 1.1.218.2308 - U: 1979 - Atualização (06/08/2023)