Ubirajara Ribeiro Martins de Souza

Biografia

O Prof. Dr. Ubirajara Ribeiro Martins de Souza, o "Bira", como era conhecido no Museu de Zoologia da USP e pelos colegas de trabalho e amigos. Nasceu em São Paulo em 08/07/1934¹,³.

Graduado em Agronomia pela universidade Federal de Viçosa em 1954, com diversas especializações em Entomologia nas mais renomadas instituições mundiais. Fez seu Doutorado, entre 1972- 1975 em Ciências Biológicas, com ênfase em Zoologia, na Universidade de São Paulo. sua tese intitulada Sistemática e Evolução da Tribo Piezocerini (Coleoptera, Cerambycidae), sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Emïlio Vanzolini¹.

Atuava no Museu de Zoologia da USP deste 1959 e tornou-se um dos maiores coleopteristas de sua época e uma autoridade mundial em Cerambycidae. Descreveu cerca de 2000 espécies de Coleoptera. Foi um entusiasta fundador do Programa de Pós-Graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade do MZ-USP².

Foi amigo de Werner Bokermann, que nomeuou uma espécie de sapo endêmico do Brasil com o epípeto específico em sua homenagem [Bokermannohyla martinsi (Bokermann, 1964)]3,4.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Entomologia entre 1983 e 1986, onde foi sócio. Atuou em várias diretorias3,5.

Foi consultor e asessor de diversos revistas científicas e orgãos nacionais, tais como Finepe, FAPESP, FAPERGS, INPA, Academia Brasileira de Ciências. Foi agraciado com diversos prêmios e condecorações, como segue¹:

  1. 2004 - Cinqüentenário da Revista Brasileira de Entomologia, Sociedade Brasileira de Entomologia.
  2. 2004 - Placa Comemorativa pela Contribuição a Entomologia Brasileira, Sociedade Entomológica do Brasil.
  3. 2004 - Diploma comemorativo, Universidade Federal de Viçosa.
  4. 2002 - Placa comemorativa pelo 70 aniversário, Museu de Ciências NAturais, Porto Alegre.
  5. 2002 - Placa comemorativa pelos 70 aniversário, Museu de Zoologia, USP.
    1999 - Salva de Prata, Universidade Federal de Lavras.
  6. 1992 - Diploma de honra ao mérito pela orientação de tese premiada, Sociedade Brasileira de Zoologia.
  7. 1991 - Diploma de honra ao mérito pela orientação de tese premiada, Sociedade Brasileira de Zoologia.
  8. 1983 - Medalha e diploma de honra ao mérito por serviços prestados à entomologia brasileira, Sociedade Brasileira de Zoologia.

Publicou mais de 390 artigos científicos nas mais renomadas revistas científicas nacionais e internacionais. Publicou 15 livros sobre Cerambicídeos, sendo co-autor de 13 capítulos de livros .Participou de mais de 150 bancas examinadoras de mestrado e doutorado ao longo de sua carreira científica¹.

Como orientador teve a participação da formação direta de 10 mestres e 12 doutores, mas temos a certeza que a formação foi muito maior do que consta no Curriculo Lattes do dor. Ubirajara Martins¹.

Sentiremos a falta do "Bira" pelo seu jeito simpático, atencioso e sempre preocupado em auxiliar a quem o procurasse. Já a ciência perde o Dr. Ubirajara Martins, grande e profundo conhecedor dos Cerambicídeos latino americanos, que em 26/05/2015 deixa uma lacuna para a ciência brasileira e mundial.

Descance em paz Dr. Ubirajara Martins, descance em paz Bira.

Datas:

Data de Nascimento:
8/7/1932
Falecimento:
26/5/2015

Area de Atuação:

Sistemática, Taxonomia de Cerambycidade
Ubirajara Ribeiro Martins de Souza