Angelica Maria Penteado Martins Dias

Biografia

Possui graduação em Licenciatura Em História Natural pela Faculdade de Filosofia , Ciências e Letras de Rio Claro hoje, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1972), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Ciências (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: Hymenoptera, Braconidae, parasitóides, Ichneumonidae e taxonomia. Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Hymenoptera Parasitóides da Região Sudeste do Brasil (HYMPAR/SUDESTE).¹

Coordena junto a FAPESP o Instituto de Estudos dos Hymenoptera Parasitóides da Região Sudeste Brasileira - IEHYPA - Sudeste, que iniciou em 2009, com proevisão de término em 2016²,³.

Tem em sua extensa carreira de pesquisadora cerca de 200 artigos publicados, um livro organizado e autora de mais de 10 capítulos de livro. Possui ainda a orientação de mais 30 alunos de mestrado, mais de 30 alunos de doutorado e nove supervisões de pós-doutorado¹. Parte do artigos dos artigos completos podem ser acessados em seu perfil do ResearchGate4.

Descreveu diversas espécies de himenópteras parasitóides¹, sendo umas das maiores especialistas brasileira em taxonomia e sistemática deste grupo de insetos.

É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1B - CA ZO - Zoologia e está vinculada a Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva, Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva.¹

Datas:

Data de Nascimento:
Sem informação
Falecimento:
Sem informação

Area de Atuação:

Hymenoptera Parasitóides, Taxonomia
Angelica Maria Penteado Martins Dias