Rubens Pinto de Mello

Biografia

Rubens Pinto de Mello, filho de Victorino Pinto de Mello e de Elza Esteves de Mello, nasceu em Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, em 16 de setembro de 1934. Recebeu educação primária no Grupo Escolar José de Carvalho Janotti, em Teresópolis, Rio de Janeiro. Cursou o secundário 1º Ciclo na Escola Agrícola "Ildefonso Simões Lopes", Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; 2º Ciclo na Escola Agrotécnica "Diaulas Abreu", em Barbacena, Estado de Minas Gerais. Em 1958 prestou exame vestibular para a, então Escola Nacional de Veterinária, da Universidade Rural do Brasil, concluindo o Curso em 1961. Durante sua vida universitária foi bolsista do Instituto de Economia Rural e, posteriormente, do Conselho Nacional do Desenvolvimento Ciêntífico e Tecnológico (CNPq). Em janeiro de 1962 foi contratado como Parasitologista pelo então Setor de Pesquisas de Patologia Animal, do Instituto de Pesquisas e Experimentação Agropecuárias Centro Sul (IPEACS/M.A.), do Ministério da Agricultura, onde permaneceu até 1994.

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, no período de 1969 a 1991, atuando na graduação nas disciplinas Entomologia Geral e Entomologia Médica Veterinária. Na pós-graduação nas disciplinas Parasitologia II e Zoologia Médica e Parasitologia I. Atuaou nas seguintes linhas de pesquisa: Estudo Taxonomicos, Biológicos e Ecológicos dos Ectoparasitas do homem e dos animais.

Na Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, foi pesquisador titular e professor das seguintes disciplinas em nível de pós-graduação: Entomologia Geral, Entomologia Médica. Atuou nas linhas de pesquisa Estudos Taxonômicos, Biológicas e Ecológicos dos Dipteros de Interesse em Medicina. Foi chefe do laboratório de entomologia no período de 1991 a 2006.

Atualmente é Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz e Professor Titular do Centro Universitário Plínio Leite(UNIPLI).

Sua dissertação de mestrado defendida em 1967 intitulada "Estudo dos Mesembrinellinae Sul Americanos(Diptera Caliphoridae)", sob a orientação do Dr. Hugo de Souza Lopes na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.  em 1989 defendeu sua tese de doutorada, também sob a orientação do Dr. Hugo de Souza Lopes na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e intitulada "Estudo de alguns aspectos do desenvolvimento biológico e do comportamento, em laboratório, de Stomoxys calcitrans (Linnaeus, 1758) (Diptera: Muscidae)".

Publicou até hoje 88 artigos científicos nas mais diversas revistas científicas no Brasil  com destaque para a Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Tendo publicado em revistas inetrnacionais também.Publicou mais de 70 resumos nos mais diversos congresso da sua área de atuação.

Em parceria com o Dr. Nicolau Maués da Serra Freire, publicou em 2006 o livro intitulado Entomologia & Acarologia na Medicina Veterinária.

Atuou como membro examinador em 47 bancas de monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização, 83 bancas de mestrado e 47 bancas de doutorado.

Como orientador atuou ativamente em  05 monografias de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização, 14 dissertações de mestrado e 08 teses de doutorado.

Datas:

Data de Nascimento:
16/9/1934
Falecimento:
Sem informação
Idade aproximada: 83 anos

Area de Atuação:

Biológicas e Ecológicos dos Dipteros de Interesse em Medicina, Parasitologia
Rubens Pinto de Mello