Rocco Alfredo Di Mare

Biografia

A comunidade entomológica brasileira recebeu com tristeza na manhã do dia 24 de agosto deste ano, a notícia do falecimento de um de seus pesquisadores mais dedicados. A prematura partida em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, do Professor Dr. Rocco Alfredo Di Mare deixou a todos nós, seus amigos e colegas, alunos e familiares, muito tristes. Rocco, como os mais íntimos o chamavam, era dotado de grande curiosidade, inteligência e dedicação, que aliadas eram a base de sua sabedoria e de suas peculiares e pertinentes argumentações sobre a Ciência, a vida docente e a atual situação política do país.

Nascido em 11 de janeiro de 1952, de descendência italiana, aos 65 anos, deixa o filho único Otávio e a esposa Jane com quem mantinha um casamento de mais de 30 anos. Rocco e Jane se conheceram durante o começo de suas formações acadêmicas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde ele cursou Farmácia Bioquímica entre os anos de 1972 e 1975 e ela o curso de Ciências Biológicas. Ao cursarem algumas disciplinas em comum, estreitaram os laços de afeto e os interesses pelas atividades científicas.

Através disto, Rocco começou a demonstrar fascínio pela Biologia, o que o fez ingressar no mestrado em 1981, onde cursou até o ano de 1984 sob a orientação do Professor Dr Aldo Mellender de Araújo, no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da UFRGS. Durante esses anos desenvolveu sua dissertação com o título de “Dinâmica populacional e efeitos do endocruzamento em Heliconius erato phyllis (Lepidoptera: Nymphalidae)”. No final de 2002 concluiu o doutorado em Ciências Biológicas na Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, sob a orientação do Professor Dr. Elio Corseuil com a tese intitulada “Morfometria de Papilioninae (Lepidoptera: Papilionidae) ocorrentes em quatro localidades do Rio Grande do Sul, Brasil”.

Sua carreira profissional como professor universitário consolidou-se na Universidade Federal de Santa Maria, onde ministrou disciplinas nos cursos de Biologia, Odontologia, Veterinária, Fonoaudiologia, Zootecnia e Psicologia. Apesar de nos primeiros anos centrar sua carreira na docência, sua aptidão, curiosidade e o desejo de compartilhar seu conhecimento o guiou para a pesquisa. Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Animal da mesma universidade, orientou em diferentes níveis acadêmicos alunos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e estabeleceu parcerias com profissionais de várias partes do Brasil. Publicou mais de 30 artigos e muitos ainda estavam em preparação. Em 2002, pela editora PUCRS, publicou o livro “A concepção da Teoria Evolutiva desde os gregos - Ideias, controvérsias e filosofias”, onde, como diz na introdução, tentou “dar uma visão histórica dos caminhos do desenvolvimento da ideia e do pensamento evolutivo relacionando a história da ciência com a história da humanidade”.

Apesar das dificuldades que poderia enfrentar, assumia novos e constantes desafios, superando-se sempre e mostrando a alegria de estar fazendo o que realmente amava. Este empenho, motivação e humildade era motivo de orgulho para todos seus orientados que reconheciam e reconhecem o quão valoroso foi à convivência com uma pessoa de coração tão nobre. Seu exemplo de dedicação e paixão pelos insetos, pela Genética e pela Evolução, sempre nos guiará e nos influenciará por novos caminhos de descobertas.

Fontes:

Molina, T.F. & A.M. Araujo, 2017. Professor Dr. Rocco Alfredo Di Mare (1952-2017). EntomoBrasilis, 10 (3): 261-262. Available on: doi:10.12741/ebrasilis.v10i3.756

Outras Fontes:

Não há outras fontes de informação

Datas:

Data de Nascimento:
11/01/1952
Falecimento:
24/08/2017

Area de Atuação:

Lepidoptera