Nelson Papavero

Biografia

Nascido em 9 de março de 1942, em São Paulo. Meu pai trabalhava numa fábrica de produção de encanamento, e minha mãe era dona de casa. Estudei no colégio Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade de São Paulo, na rua do Carmo, atrás do Ministério da Fazenda.

Formado em História Natural pela Universidade de São Paulo (USP), onde se doutorou em 1971, Nelson Papavero foi um dos principais colaboradores do Plano Nacional de Zoologia do CNPq, no qual fez o levantamento da situação dessa ciência no Brasil. Durante um longo período, foi biologista do Museu de Biologia da USP.

O pesquisador também foi encarregado da área científica do Museu Paraense Emílio Goeldi, atuando como vice-diretor dessa instituição por três mandatos consecutivos. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ) e, no ano de 1994, foi homologado Sócio Honorário desta instituição.

Nelson Papavero é autor de diversos livros e artigos científicos em sua especialidade e, por toda a sua carreira, tem se preocupado com as condições do ensino e da pesquisa de Biologia no Brasil. Atualmente, ministra cursos de pós-graduação em vários centros universitários brasileiros.

É um dos principais expoentes da zoologia brasileira. Sua contribuição para a ciência a partir da segunda metade do século XX é decisiva, com publicações nas áreas de zoologia, sistemática, biogeografia e história da ciência, atuação em cursos de pós-graduação e na formação de professores e alunos. Foi o principal introdutor e disseminador da sistemática filogenética hennigiana no Brasil. Sua participação ativa na criação dos Cursos Especiais de Sistemática Zoológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e os inúmeros cargos administrativos que acumulou durante sua trajetória acadêmica foram fundamentais para o desenvolvimento da zoologia e da biologia comparada no Brasil. Sua atuação alcançou ainda outros países da América Latina, como México e Argentina.

Possui cerca de 245 artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Cerca de 70 livros e 100 capítuloas de livro. É pesquisador nível 1a do CNPq.

Datas:

Data de Nascimento:
9/3/1942
Falecimento:
Sem informação
Idade aproximada: 75 anos

Area de Atuação:

Taxonomia dos Grupos Recentes: Diptera
Nelson Papavero