José Jurberg

Biografia

A história de José Jurberg no IOC começou em 1960, exatamente meio século atrás. Um anúncio de jornal, um curso que acabou não acontecendo e assim ele se tornou discípulo de Herman Lent, um dos maiores especialistas do mundo em triatomíneos, vetores da doença de Chagas. Durante o governo militar, o pesquisador agiu como um verdadeiro guardião, protegendo do desmantelamento a coleção entomológica do Instituto, de imensa relevância histórica e científica.

Possui graduação pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Estado do Rio de Janeiro (1960), mestrado em - Univ.Federal do Rio de Janeiro-Museu Nacional (1978) e doutorado em Medicina Veterinária (Parasitologia Veterinária) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: triatomineos, doenca de chagas, taxonomia, biologia - triatomineos e morfologia.

Criador do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos, Centro de Referência do Ministério da Saúde. Editor associado do Atlas dos Vetores da doença de Chagas nas Américas em 3 volumes com 1217 páginas, bi-língue, editado pela Fiocruz. Orientador de 62 (sessenta e dois) alunos entre especialização, mestrado e doutorado. Possui mais de 200 artigos publicados, 4 livros e 12 capítulos de livros. Autor de 25 espécies novas de insetos, gêneros e tribos.

 

Fontes:

Outras Fontes:

Foto: Currículo Lattes do Pesquisador

Datas:

Data de Nascimento:
Sem informação
Falecimento:
Sem informação

Area de Atuação:

Morfologia dos Grupos Recentes: Triatomíneos
José Jurberg