Oswaldo Paulo Forattini

Biografia

Professor Forattini, argentino naturalizado brasileiro, foi filho único de pais imigrantes do norte da Itália que chegaram ao Brasil no início da década de 1920.

Cresceu em ambiente familiar, onde falava português com o pai e francês e italiano com a mãe, Josefina. Além de dominar com fluência as três línguas, Professor Forattini estudou latim, tornando-se fluente em Português, Espanhol, Francês, Italiano e Inglês.

Enquanto aluno do curso de medicina, rapidamente se envolveu em pesquisas, publicando seis artigos em 1946 e outros cinco em 1947. Como reconhecimento ao trabalho intitulado “Esquistossomose Mansônica em Santos, Estado de São Paulo” que desenvolveu para a disciplina “Cadeira de Higiene da Faculdade de Medicina”, o Professor Forattini recebeu o Prêmio Emílio Ribas no ano de 1947. Logo depois de se formar em medicina, em 1949, Forattini ingressou na então Faculdade de Higiene e Saúde Pública da Universidade de São Paulo como professor assistente do Departamento de Parasitologia e Higiene Rural. Teve início assim sua carreira universitária. Iniciou estudos em entomologia médica em 1950, com o pesquisador John Lane, e depois saúde pública, em 1957. Em1959 submeteu-se a concurso para provimento do cargo de Professor Adjunto da Cadeira de Parasitologia Aplicada e Higiene Rural. Foi em 1967 que o Professor Forattini conquistou a Cátedra em Epidemiologia, e em 1970 assumiu a chefia do Departamento de Epidemiologia.

Professor Forattini teve vida científica bastante produtiva. Nesse sentido, suas contribuições tanto para o desenvolvimento da ciência no Brasil como na Universidade de São Paulo foram de enorme relevância, tendo merecido o reconhecimento e respeito nacional e internacional. Publicou mais de uma centena de artigos e alguns livros, associando a ecologia aos estudos dos insetos de interesse médico e agravos à saúde do homem. Entre suas contribuições científicas para o desenvolvimento da Entomologia Médica no Brasil e América Latina incluem-se mais de 200 artigos científicos, a maioria na área de epidemiologia médico-entomológica, em colaboração com alunos e colegas do Brasil e do exterior.

Recebeu a Medalha Cultural Gaspar Vianna, em 1961, por sua contribuição aos estudos relativos à leishmaniose tegumentar. Em 2005, recebeu o título de Professor Emérito da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Outra contribuição relevante do Professor foi a formação de alunos de graduação e pós- graduação e de pesquisadores. Muitos de seus alunos hoje atuam em diferentes áreas da entomologia médica no Brasil e América Latina, como pesquisadores ou professores universitários. Dessa maneira, ele foi capaz de formar seguidores que darão continuidade à entomologia médica na região neotropical.

Datas:

Data de Nascimento:
1/1/1924
Falecimento:
15/9/2007

Area de Atuação:

Saúde Pública e Entomologia Médica
Oswaldo Paulo Forattini