Janira Martins Costa

Biografia

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em História Natural pela Universidade Gama Filho (1967), Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977), Doutorado e Livre-Docência em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é orientador de Dissertações e Teses da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, convidado - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro e orientador de Dissertações e Teses da UFRJ, Supervisora de PROJETOS DE PÓS-DOUTORADO de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, sócio colaborador da Sociedade Brasileira de Entomologia, sócio da Sociedade Entomológica do Brasil, Sócio da Revista Brasileira de Zoologia, da Revista Odonatologica (Holanda) e da International Journal of Odonatology (Alemanha), consultora da Sociedade de Biologia do Rio de Janeiro, consultor ad hoc - Institute of Ecology State University of Gent, consultor científico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, consultor ad hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, consultor ad hoc da Sociedade Brasileira de Zoologia, consultor da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, consultor científico da Escola Superior de Agronomia Luis de Queirós, da Universidade Federal da Bahia, International Journal Of Biodiversity, Revista Brasileira de Zoologia (0101-8175), - Neotropical Entomology , Revista Brasileira de Entomologia, International Journal of Odonatology, Revista de la Sociedad Entomológica Argentina, National Geographic Society, Iheringia - Série Zoologia, foi Diretora do Museu Nacional no período de 1994-1998, foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Zoologia do Museu Nacional (UFRJ) nos períodos 1989 a 1994 e 2004 a 2006. Tem experiência na área de Zoologia Geral, com ênfase em Entomologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática, taxonomia, biologia e ecologia de odonata (larva e adulto), sistemática e ecologia de insetos aquáticos em geral e zoologia de campo¹.

Em 1997 foi agraciada com a comanda de Sócia Honorária, Memorial Visconde de Mauá. Ainda neste anos foi Premiada com placa de prata pela presidência do XV Congreso Venezolano de Entomologia, Universidade de Trujillo - Venezuela. Em 2006 recebeu a Moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro¹.

Até junho de 2016 havia publicado mais de 90 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais¹. Seu trabalho mais citado é Chave para identificação das famílias e gêneros das larvas conhecidas de Odonata do Brasil: comentários e registros bibliográficos (Insecta, Odonata) de autoria de JM Costa, LOI de Souza, BB Oldrini, publicado em 2004 nas Publicações Avulsas do Museu Nacional, Rio de Janeiro, v. 99, n.s/n, p. 1-44²

Datas:

Data de Nascimento:
6/4/1941
Falecimento:
Sem informação
Idade aproximada: 76 anos

Area de Atuação:

Fauna de Odonata, Biologia Aquática, Curadoria de Coleções
Janira Martins Costa