Paulo Friedrich Bührnheim

Biografia

Paulo Friedrich Bührnheim, carioca, graduado em História Natural, Doutor em Ciências, trabalhou no Instituto Oswaldo Cruz (RJ), na Universidade de Campinas (SP), no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA, na Universidades Federal do Amazonas (UFAM) e no Instituto de Medicina Tropical (IMT-AM). Pesquisador por excelência, dedicou a vida inteira ao conhecimento dos animais peçonhentos.

Mudou-se para Manaus na década de 1970 quando, a partir de um convênio entre a Unicamp e o INPA, foi convidado para assessorar a diretoria do Instituto. A necessidade de professor de Zoologia o levou para a UFAM, onde logo iniciou a Coleção de Insetos do Laboratório de Zoologia.

No Instituto de Medicina Tropical realizou o sonho de formar o Centro de Animais Peçonhentos, trabalhando tanto na área tecnológica quanto na de ciência pura. Merece destaque a pesquisa de soro antiofídico em Manaus, visando à adaptação às espécies de serpentes da região. Até então o soro vinha de São Paulo. Esse trabalho pioneiro preparou o IMT, hoje Fundação de Medicina Tropical para a era da biotecnologia, outro sonho de Paulo Bührnheim.

Professor e orientador de mestrado e doutorado Paulo Bührnheim é lembrado pelos alunos como homem despojado, preocupado com os destinos da ciência no Brasil, principalmente da Amazônia e como excelente formador de recursos humanos.

Datas:

Data de Nascimento:
26/2/1937
Falecimento:
4/7/2001

Area de Atuação:

Entomologia médica, Saúde Pública
Paulo Friedrich Bührnheim