Claudio Gilberto Froehlich

Biografia

Possui graduação em História Natural pela Universidade de São Paulo (1951), doutorado em Zoologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras USP (1954) e pós-doutorado pela Universidade de Lund (1960). Atualmente é Professor Colaborador da Universidade de São Paulo, Membro de corpo editorial da Acta Limnologica Brasiliensia, Membro de corpo editorial da Illiesia International Journal of Stonefly Research, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Entomologia, Revisor de periódico da Entomological News, Revisor de periódico da Publicações Avulsas do Museu Nacional, Revisor de periódico da Acta Entomológica Chilena, Revisor de periódico da Gayana (Concepción), Revisor de periódico da Revista de la Sociedad Entomológica Argentina, Revisor de periódico da Iheringia. Série Zoologia, Revisor de periódico da Acta Limnologica Brasiliensia, Revisor de periódico da Neotropical Entomology, Revisor de periódico da Revista Brasileira de Zoologia, Revisor de periódico da Brazilian Journal of Biology, Revisor de periódico da Biota Neotropica, Revisor de periódico da Acta Scientiarum. Biological Sciences, Revisor de periódico da Illiesia, International Journal of Stonefly Research, Revisor de periódico da Zootaxa (Online), Revisor de periódico da Acta Amazonica e Revisor de periódico da Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes. Atuando principalmente nos seguintes temas: Morfologia, Taxonomia, Turbellaria, Terricola.

Atuou em quatro grande projetos sendo eles:

  1. 1985 - 2010: Sistemática e Biologia de Plecoptera;
  2. 1999 - 2003: Levantamento e Biologia de Crustacea, Insecta e Mollusca de Água Doce do Estado de São Paulo;
  3. 2005 - 2009: Levantamento e Biologia de Insecta e Oligochaeta Aquáticos de Sistemas Lóticos do Estado de São Paulo; e
  4. 2008 - 2009: Estudo taxonômico de Trichoptera Kirby, 1813, com ênfase na fauna da região Nordeste do Brasil.

Como revisor  de eriódicos atua ou atuou em uma dezena de títulos nacionais e internacionais.  Sendo também agraciado com dezenas de prémios e títulos.

Publicou cerca de 90 artigos científicos, tedo como partida a publicação FROEHLICH, C. G. . Notas sobre geoplanas brasileiras. Papéis Avulsos de Zoologia, São Paulo, v. 12, n.7, p. 198-198, 1955. Sua publicações estão presentes em diversos periódicos nacionais e internacionais de grande impacto.

Publicou dois livros e 21 capítulos de livros sempre enfatizando os organismos aquáticos. Possui mais de 70 resumos publicados em eventos nacionais e internacionais.

Participou em 11 bancas de trabalho de conclusão de curso, 26 bancas de mestrados e 29 banca de doutorado. Sendo também orientador de 27 dissertações de mestrado e 25 teses de doutorado e ainda tendo supervisionado cinco trabalhos de pós-doutorado.

Fontes:

Outras Fontes:

Datas:

Data de Nascimento:
Sem informação
Falecimento:
Sem informação

Area de Atuação:

Sistemática e Ecologia de Insetos Aquáticos, Sistemática de Plecoptera
Claudio Gilberto Froehlich